Posso trabalhar como modelo sem ter agência?
Poder você pode; não há nada que te impeça. Porém, ser modelo sem ter agência pode ser um caminho bem difícil, perigoso e incerto. Mas, para que você entenda melhor e tire suas próprias conclusões, continue essa leitura até o final e entenderá melhor.
Agência, para que te quero
Desde que o mercado da moda existe, na contemporaneidade, as agencias estiveram presentes, apoiando os clientes e os modelos. Afinal, elas prestam serviços para ambas as partes: aos clientes, oferecendo boas modelos; e aos modelos, conseguindo bons trabalhos.
O papel das agências é tão essencial, que fica até difícil pensar como tudo seria sem elas. Sabe por quê?
Primeiramente, citando somente alguns pontos: quem descobriria os modelos que vivem mais no interior das cidades, que não têm, muitas vezes, nem contato com a tecnologia? Quem iria prepará-los para o mercado, ensinando-os a desfilarem, fotografarem, ou até como se comportarem e cuidarem do corpo e da mente? Quem faria a ponte com as outras agências internacionais, de forma segura e satisfatória?
Eu não preciso nem ir muito longe para mostrar a importância delas.
Contudo, esse modo de enxergá-las e entendê-las como algo indiscutivelmente necessário vem mudando.
Muitos modelos, hoje em dia, têm desrespeitado esse formato tradicional e correto de trabalhar, acreditando, então, que fazer trabalhos por conta, os famosos “trabalhos por fora”, são a melhor opção, pois assim “lucram mais” e que não precisam mais das agências. Mas as coisas não funcionam às mil maravilhas dessa maneira.
Não acabe com a sua carreira
Com a chegada das redes sociais, o caminho entre os clientes e os modelos encurtou. Sendo assim, o distanciamento que existia até poucos anos, e que era mediado pelos bookers, foi quebrado.
Não é difícil ver modelos fazendo trabalhos bookados por um profissional da agencia, e, depois, durante ou no final do trabalho, rolar o que se chama de “roubar o cliente”.
Ou seja, nessa situação, o modelo boicota a própria agência e pega o cliente para ele, pois acredita que assim ganhará mais, já que não terá que passar comissões.
A questão aqui é a seguinte: tem havido uma quebra no mercado. Os modelos procuram ganhar mais. Os clientes também, já que pegando um modelo por fora sai mais barato. Mas e os bookers? E os donos das agências? Como ficam no meio dessa história?
Precisaram muitos e muitos anos de trabalho e dedicação para se ter o mercado que temos hoje no Brasil, e em poucos anos, ele vem se desmanchando.
Sim! É preciso que o cenário seja bom para todos, financeiramente. Contudo, é necessário observar com mais atenção para o caminho que essa profissão está seguindo.
O pilar
O pilar de segurança de qualquer pessoa que queira ser modelo é poder contar com toda estrutura de uma agência. Porém, se continuar esse novo modo de “cada um por si”, o que sobrará delas no futuro?
Além do mais, olhando para um ponto de vista mais hard, ter essas atitudes pode, sim, com o tempo, fazer com que um modelo se “queime” no mercado. Já que todo mundo conhece todo mundo e todo mundo fala de todo mundo.
Não queira ser conhecido como “carne de vaca”, um termo muito usado para designar os modelos que fazem trabalhos por fora, roubaram clientes e que acabam aparecendo em todos os trabalhos ao mesmo tempo, por um preço barato. E que, com o tempo, nenhum cliente irá querer, pois dessa forma o modelo acaba virando mais um rosto batido.
Outra coisa bem importante, que só as agencias sabem fazer, é trabalhar com a imagem. Valorizar a cada dia, mais e mais, o modelo; trazendo assim, bons cachês. Coisa que, quando se resolve seguir carreira meia solo meia agência, fica complicado.
Tenha uma carreira de sucesso
Se você quiser ter uma carreira séria, que tenha longos anos de vida e que traga bons frutos, financeiros e culturais, não caia nessa onda de se auto bookar, tenha uma agência séria ao seu lado.
Só elas conseguirão te ajudar a ter uma carreira bem sucedida. E quando falo ELAS, eu falo das agências comprometidas e respeitadas do mercado (falando nisso, eu até escrevi, há algumas semanas, um artigo que fala sobre as agencias, é só clicar aqui).
Seguindo ainda na linha das agências, eu sempre gosto de trazer à tona um pouco da minha carreira como exemplo: eu que, há mais de 20 anos, trabalho como descobridor, preparador e agenciador de modelos, e, anteriormente, trabalhei como modelo, sei muito bem como é preciso dar suporte aos modelos. Suporte este que só as agências, as boas, dão.
Não tente seguir carreira sozinho. Tenha, queira ter o apoio de quem é profissional. Não arrisque jogar sua jornada fora.
Aliás, se você está pensando em ser modelo ou já é, mas está precisando de suporte para construir uma belíssima carreira, principalmente no mercado internacional, pode contar comigo.
Já transformei inúmeros modelos em grandes TOP Models, e você pode ser a minha próxima aposta. Por que não?
Conheça A BANCA!