3 erros que os modelos cometem; nem todos
Cometer erros, ao longo da carreira, e na vida, é algo normal. Afinal, ninguém, até que se prove o contrário, é perfeito nessa vida. Porém, evitar esses pontos negativos, ao máximo, é, com certeza, um belo ganho, um grande avanço na trajetória, principalmente quando falamos de seguir carreira na área da moda. Sendo assim, veja os erros que os modelos cometem, e procure não repeti-los.
Quanto menos “erros”, melhor
Como disse no título deste artigo, nem todos os modelos cometem esses 3 erros que irei citar, contudo, infelizmente, é a grande maioria. Mas, veja só, se você se enxergar em alguma das colocações, não fique se cobrando ou pensando que está fazendo tudo errado. Porque não é essa a minha intenção.
E, para que fique bem claro, quando eu cito a palavra erros, não quer dizer que você tenha que levar isso com uma coisa que jamais poderá se permitir a fazer, já que a significância que ela traz consigo e como as pessoas veem os “erros cometidos” dos outros, pode tornar-se bastante pesado. E não é nada disso.
A questão a ser trata aqui é: analisar, absorver, refletir e mudar comportamentos em busca de uma carreira certeira, com grandes propósitos e com longevidade.
Outra coisa, errar nos faz evoluir, nos faz aprender muitas coisas, pois a vida é uma grande sala de aula em que nossas atitudes e tomadas de decisões são as nossas provas diárias. Porém, mesmo que errar seja bom, acertar de primeira, por ter tido a chance de estudar antes, é bem melhor. Quem não gosta de tirar nota 10 nas provas!?
Por isso, pense o seguinte: quanto menos erros, melhor para você e para sua carreira, principalmente.
Então, vamos lá?!
1. Não estudar a própria profissão
Ser modelo é algo sério. É preciso ter muita responsabilidade, dedicação e força de vontade, para conseguir ter uma carreira de sucesso. E só se consegue isso, conhecendo a fundo sobre o mundo da moda. Aliás, essa colocação serve para qualquer profissão, não é mesmo?
Sendo assim, o que eu quero dizer com modelos não estudam a própria profissão?
Pelo que venho observando, ao longo dos anos, como scouter e preparador de modelos, muitos dos iniciantes e até os que já estão há um tempo trabalhando, não sabem quase nada, por exemplo, sobre a história da moda, seja ela brasileira ou internacional: seu surgimento, quem foram os pioneiros, seus acontecimentos mais marcantes.
Como também, não sabem quem são os principais profissionais do meio, aqueles que servem de referência e tem o “poder” de alavancar uma carreira.
“Quem são os fotógrafos que eu deveria me dedicar para conseguir trabalhar? Quais são as marcas na qual eu precisaria realizar? E os produtores, stylists, maquiadores, quem são e por que são os mais influentes?”
A grande maioria, vai aprendendo e entendendo como tudo funciona ao passar dos anos, com a vivência. Mas são pouquíssimos que iniciam respondendo as questões que eu apresentei acima.
Veja também: 3 fotógrafos que você precisa conhecer
2. Não pensar no futuro
Muitos modelos passam anos trabalhando, ganhando dinheiro, viajando pelo mundo, e acabam esquecendo de pensarem no futuro.
E que futuro é este? O que vem depois da transição de modelo para outra profissão.
Como muitos já sabem, a carreira de modelo é bem mais curta que da grande maioria das profissões, normalmente, duram de 15 a 20 anos, irá depender de como ela foi conduzida.
Seguindo nesse sentido, é bem comum ver meninas e meninos que aproveitam todas as oportunidades que lhes apareceram durante suas trajetórias. Contudo, quando se veem obrigados à escolherem outro caminho, acabam não sabendo para aonde ir.
Dessa forma, a melhor coisa a se fazer, é viver o presente, trabalhando, juntando dinheiro, e, ao mesmo tempo, ir planejando o futuro.
Primeiramente, pense assim: “Ganhei 5 mil num trabalho, irei separar 10% e guardar. ” “Depois de ser modelo, quero me formar em Medicina Veterinária; irei estudar, sempre que puder, um pouquinho. ” Assim, só de tomar essas atitudes, você garantirá, pelo menos, uma abertura de caminho para uma nova caminhada.
3. Não cuidar do psicológico
Cuidar do corpo é uma das principais regras, quando se escolhe seguir carreira de modelo, mas essa não pode ser a única. O psicológico merece atenção também.
Como as pressões são inúmeras, seja através dos bookers ou clientes, que exigem comprometimento, pontualidade e responsabilidade, ou, até mesmo, por distanciamento da família, causando solidão e saudade, é preciso dedicar um tempo do dia para cuidar dos pensamentos. Ainda mais em tempos pandêmicos.
E, mais uma vez, por falta de conselhos, quem sabe, não é muito comum que se veja modelos cuidando dessa parte. O que é uma pena!
Mas esse quadro pode ser revertido com o simples fato de incluir na rotina diária o hábito da leitura, à iniciação de acompanhamentos com profissionais da área, boas companhias e músicas para relaxar. Assistir bons filmes, documentários e rodas de conversas.
Manter a mente sempre ativa, com coisas boas e produtivas, ajuda-nos a seguir a vida com muito mais firmeza e alegria.
Que essas 3 colocações de supostos “erros” te ajudam a ver e prosseguir na carreira de forma diferente, e que elas te ajudem a evoluir ainda mais.
Já segue o meu canal no Youtube? Lá eu dou várias dicas, para quem quer seguir carreira de modelo. Inscreva-se e aprimore ainda mais o seu conhecimento, clique aqui!
Amei as dicas 🥰
Dicas incríveis e necessárias 🙌🏽👏🏽👏🏽👏🏽