Book de Modelos: fotografando pela primeira vez
Está pensando em seguir carreira profissional na área da moda, como modelo? Então, em algum momento, você precisará fazer o seu material fotográfico: o “famoso” book de modelos.
No entanto, para que você possa aproveitar o máximo desse material, é de extrema importância que esteja preparado para o dia. Pois, mesmo que seja a sua primeira experiência, é possível conseguir resultados excelentes, que te trarão retornos satisfatórios em pouco tempo.
Mas, para isso, você precisa ler estas dicas (bem didáticas) que separei logo abaixo. Dicas que são preciosas, de quem viveu esse mundo que você pretende seguir. Afinal, antes de ser o empresário, descobridor e preparador de modelos que sou hoje, trabalhei anos como modelo.
Conheço os dois lados, e posso te ajudar!
Siga o mestre
Primeiramente, vamos imaginar que já estamos na fase em que já se sabe quem serão os profissionais do dia das fotos, tanto o fotógrafo, quanto o stylist e a pessoa do make-up; está tudo certo.
Portanto, estamos no momento em que você tem uma semana, supostamente, até realizar o book. E é nesta semana que tudo deve acontecer. Serão sete dias de puro foco, dedicação e estudo. Sim, estudo, e muito!
Um bom, ou melhor, um ótimo modelo é aquele que é provido de muitas referências. Que estuda outros modelos, e os novos “modos” de se modelar; que atualiza-se o tempo todo.
Dessa forma, seguir, pegar como inspiração modelos que estão em destaque e que servem de referência, é o melhor caminho para se aprender e até aprimorar o ato de fotografar.
Por isso, não perca tempo, escolha quem são os modelos que te representam e estude-os a fundo. Pratique as poses na frente do espelho. Treine sem parar.
Tenha isto em mente: quando começamos qualquer carreira, somos iguais a uma pedra bruta, com o tempo, após muito treino e dedicação, vamos nos lapidando até melhorar.
Sendo assim, aprenda com quem já sabe. E verá que seu repertório mudará muito; sua cabeça se abrirá para ideias incríveis; conseguirá realizar poses totalmente diferentes.
O primeiro encontro com a câmera
Agora já estamos no dia propriamente dito. No momento de fotografar o seu primeiro book de modelos.
Aqui não há segredos. Você se preparou para o grande dia. É você e a equipe, cada um fazendo a sua parte.
Mantenha-se calmo. Converse com o fotógrafo (a) para alinharem as ideias, antes.
Pronto! Luzes ajustadas. Beleza finalizada. Look vestido. Hora da ação!
Dançando com a câmera
No instante em que estiver em frente à câmera, não tenha vergonha. “Dance” com ela!
Sim! Dance!
Um dos melhores jeitos de se conseguir boas fotografias com poses leves, elegantes e expressivas, é dançando com o movimento da câmera, aos sons dos disparos, comandados pelo outro criador da arte: o fotógrafo. É Sério!
Imagine-se encenando, assim como um ator ou uma atriz. Você encarando-a com tal, te ajudará a trazer mais alma e verdade, a cada movimento capturado ao seu material.
Pense só, cada roupa traz e conta uma história. Por isso, ao fotografar, seja o porta voz dela.
Além disso, para que você tenha um material bem diverso, sem fotos sempre com as mesmas poses, procure aplicar variar: um clique, uma pose; outro clique, outra pose; dê os seus melhores ângulos. Aproveite ao máximo.
“Ah, mas eu ainda não sei quais são os meus melhores ângulos”
Simples! Ao fotografar, não deixe de observar as expressões e falas de todos ao redor, principalmente as do fotógrafo, pois eles te ajudarão a enxergar o que é legal e o que não é assim, te ajudando a se auto conhecer.
Uma última coisa, mas não a menos importante: não tenha medo de errar e nem de perguntar nada.
Fotografar não é fácil. Demanda muito anos de experiência. E para se chegar lá, o mais sensato a se fazer é praticar, seguir os conselhos de bons profissionais e acreditar em si.
E agora, depois dessas dicas, já se sente mais tranquilo para arrasar no seu primeiro book? Espero que sim!
Se ficou com qualquer dúvida, não deixe de me escrever. Será um grande prazer poder te ajudar na sua carreira!
Conte comigo, viu?!
Muito boa as suas dicas,adoro dançar.é possível pedir ao fotógrafo que coloque música?
Olá Yara! Cabe a cada fotógrafo permitir, alguns não gostam de trabalhar com música mas na grande maioria das situações o set é muito animado e o fotógrafo gosta de ouvir uma música durante seu trabalho.
Gostei.
Ter essa noção nos tranquiliza para a execução de um bom trabalho. Obrigado, Fabiano.
Adorei 😍😍😍
Adorei as dicas para se sentir bem ao ser fotografado. Treino sempre.
Quero aprender sobre poses eu não dificuldade em fotografar afora quero aprofundar mais. Suas dicas são produtivas