QUEM GANHA MAIS: UM MODELO COMERCIAL OU FASHION?
Muitas pessoas têm dúvidas quanto aos cachês dos modelos, principalmente, sobre quem ganha mais, se é um modelo comercial ou fashion. E não é para menos, os pagamentos são variados, diversos e não-fixos. Fica realmente parecendo confuso aos olhos externos.
Quem é do meio, sabe que existe uma espécie de tabela que serve como um “norte” para os bookers, modelos e clientes, especificando os cachês; valores esses, que são separados por categorias. Contudo, o mercado se baseia mais na trajetória de carreira da modelo, para o fechamento do valor do cachê, e não totalmente por essa tabela.
Diferentemente da grande maioria das profissões, trabalhar como modelo, não se utiliza currículo. Na verdade, o que conta são as conquistas diárias, que precisam ser vistas circulando no mercado, seja nas revistas, campanhas, comerciais, desfiles etc., para que outros trabalhos sejam fechados.
Além da bagagem profissional, o mais próximo de um currículo que um modelo possui, é o seu book (material fotográfico), na qual todo modelo precisa ter e apresentar aos clientes na hora do casting. Ali, terão os trabalhos mais notáveis, além de fotos mais “naturais”, feitas em estúdio e área externa por um fotógrafo profissional.
‘O que falar de currículo e trajetória de carreira ter a ver com quem ganha mais ou menos?’
Tem tudo a ver. E você entenderá o porquê.
Sendo assim, continue essa leitura!
QUANTO GANHA UM MODELO FASHION
Como citei anteriormente, irá depender da sua trajetória de carreira. Por exemplo, o “normal” é começar ganhando cachês mais baixos, mas, por exemplo, se ocorrer de o modelo, ao iniciar, e de cara pegar uma grande campanha ou fizer um desfile exclusivo, esse modelo já não é mais tão “barato”.
Ou, acelerando o tempo, se pegarmos um modelo que no passado realizou grandes trabalhos e agora está mais parado, o seu cachê acaba sendo desvalorizado.
Ganha bem quem trabalha bem! E esse trabalhar bem nem significa quantia e sim, qualidade. Se você fizer grandes trabalhos outros grandes trabalhos surgirão. É um ciclo.
Veja bem, quem trabalha como modelo fashion depende bastante das suas realizações para se valorizar ou se desvalorizar no mercado.
Por exemplo, participar da SPFW (São Paulo Fashion Week) faz com que seu cachê mude; se fizer vários desfiles então, já falamos de outros números; caso você venha a ser o recordista do evento, o seu cachê pode triplicar. E por ai vai!
Ao fazer os principais desfiles, consequentemente, as grandes campanhas, pós-temporada, é quase certo que se consegue uma viagem internacional. E, quando se volta dessa temporada, entram outros valores.
Enfim, só para que você tenha uma base, um modelo fashion pode ganhar de zero a milhares de reais/dólares/euros etc.
Zero, se houver uma negociação entre o booker e cliente, com a aceitação do modelo, por pagamento em permuta; milhares de reais, bom… aqui estaríamos falando de uma ou um super TOP MODEL, como a Gisele Bündchen, que transita muito bem entre o fashion e o comercial.
“Ah, mas você ainda não falou sobre valores!”
Verdade! Pois, como citei acima, tudo depende do próprio modelo.
QUANTO GANHA UM MODELO COMERCIAL
Todo departamento comercial de uma agência é muito respeitado, assim como o fashion. Mas, por ter ligação direta com as grandes produtoras de filmes e fotos, na qual os contratos são gigantescos, acaba sendo o que mais dá retorno financeiro, independentemente de temporadas, como é o caso do departamento fashion.
Agora, você deve ter tirado a conclusão de que o modelo comercial ganha mais que o fashion. Mas não é bem assim.
Diferentemente da “pressão” que o modelo fashion tem para trabalhar para os melhores clientes e assim valorizar o seu cachê, o modelo comercial irá depender muito mais da sua atuação no momento do casting para ser aprovado, do que qualquer outra coisa.
Claro, a experiência e os trabalhos realizados contam também, mas o modelo comercial não fica tão preso a essa forma de “status”; os contratos são, na sua grande maioria, com valores padrões. Somente em alguns casos, é solicitado a modificação do valor existente no contrato, normalmente para mais.
O que eu quero dizer com valores padrões é que se houver um casting, por exemplo, para um Banco, dos 100 modelos que lá estiverem, os 100 assinarão o mesmo contrato, com os mesmos valores, independentemente se um deles é um supermodelo com várias capas de revistas ou um que está apenas começando. Pegará o trabalho quem for o melhor.
É aqui que acontece o “desvendar” dos dois departamentos. Enquanto o modelo fashion precisa pegar vários trabalhos para fazer um bom dinheiro no final do mês, o modelo comercial, se for aprovado num casting de vídeo para uma empresa renomada, este único trabalho pode render-lhe alguns meses de contas pagas e até um carro zero, no final das contas.
Óbvio, essa comparação não se encaixa para os modelos consagrados. Já que eles ganham alguns “zeros”, por cada trabalho.
DEDIQUE-SE, E O DINHEIRO ENTRARÁ
Muito mais do que te falar sobre os números, o que seria impossível, eu te trouxe os PORQUÊS, pois eu quero que tenha em mente o quanto e em que precisará se dedicar para conseguir alcançar o seu objetivo financeiro final.
Mas, sim, trabalhar como modelo ganha-se muito bem, em ambos os departamentos! Porém, tudo dependerá de você!
Dedique-se! Estude! Treine, todos os dias! E o dinheiro chegará em abundância!
Se você deseja dar o start hoje mesmo aos estudos, vamos conversar. Eu, Fabiano Biazon, com toda a minha experiência de mais de 20 anos no mercado da moda, posso te ajudar. Clique aqui. Vamos conversar!