Leia estas 5 dicas e saiba como desfilar bem
Está começando ou já é modelo faz um tempo e acredita que precisa de mais alguns toques para saber como desfilar bem? Pois então, estas dicas são para você.
Diferentemente do que muitas pessoas dizem por ai, desfilar não é só dar longos passos cruzados, andar rápido e olhar para frente. É muito, muito mais que isso.
Existem algumas “regrinhas” e eu irei passá-las a você. Portanto, acompanha-me!
Mas como conseguir sem a base?
Antes de passar as dicas, eu preciso falar sobre a importância de ter uma boa base, que é: dominar o salto alto.
Ou seja, para que você possa encarar metros e metros de passarela, toda vez que for desfilar, precisa ter bastante segurança; força nos pés. Sendo assim, só se consegue isto com muito treino.
Portanto, separe diferentes tipos de saltos: mais baixos, mais altos; mais finos, mais grossos; e use-os o máximo de tempo que puder: seja dentro de casa ou na rua, no asfalto ou nas britas, lavando a louça ou indo fazer as unhas. A qualquer momento, use-os.
Assim como os atletas precisam fortalecer seus músculos, seja qual for o segmento dentro do esporte, para conseguirem ter força na hora de competir, você, modelo, também precisa. Afinal, são os pés que sustentam o corpo todo, e, ao fazer uso de um calçado mais instável, o que é bem normal na carreira de modelo, é preciso ter certeza de que os seus pés estarão preparados para os desafios.
Saber andar bem de salto é quase uma “obrigação” dos modelos, pois é a sua maior ferramenta de trabalho, depois do próprio corpo.
Sendo assim, agora podemos seguir com as dicas de como desfilar bem.
Não se esqueça de anotá-las! São dicas de ouro!
1. Focando num ponto invisível
Nas passarelas se vê de tudo: olhares mais bravos, sorridentes, distantes, misteriosos, provocativos. Quantas personalidades. Quantas diferenças. Mas algo todas têm em comum: o olhar focado para frente.
Olhar este, que, além de caracterizar o show, serve como um norte para o modelo. Afinal, as distrações são inúmeras.
Há modelos que ao serem perguntados para onde olham, às vezes, nem sabem explicar. Só falam: “Olho para frente, vejo só uma luz, e sigo ela, sem perceber o que está em volta. É quase como um transe”.
Este ponto “invisível”, como podemos dizer, é o marco de equilíbrio do modelo. Pois ele ajuda tanto a “deletar” os olhares e comentários externos quanto para andar em linha reta sem cair. E cada modelo vê, segue e sente a caminhada até ele de forma diferente.
Apoiar-se neste tal ponto, te ajudará, principalmente se você for mais tímido. Foque só nele, pise forte e viva o momento, que é mágico!
2. Passos largos e velozes, sempre?
Passos largos, sim, se a roupa permitir; velozes, irá depender da proposta da marca. Porém, de qualquer maneira, a regra segue em torno destas duas ações, quase sempre.
Quando você ouvir, na boca de entrada da passarela: “É a sua vez. Prepare-se. Vá! ”, pise com tudo, foque do ponto que citamos anteriormente e acelere.
Procure manter o ritmo das passadas, na largura e na velocidade, até o final da passarela.
É neste momento que você passa a sua personalidade, valoriza, ou não, a roupa do cliente; se destaca, chamando a atenção dos convidados e jornalistas.
3. Não existe só a CRUZADA
Partindo do senso comum, muitas pessoas acham que só se pode considerar uma passarela “correta” quando há a cruzada de pernas. E isto não é verdade.
Por exemplo, famosa por suas “cavalgadas” (como muitos dizem), Gisele Bündchen fixou no mundo da moda este formato mais transpassado. Mas ele não é o único. Afinal, que graça teria se todos os modelos desfilassem igualmente?
Ainda mais hoje em dia, que, cada vez mais, a moda mais clássica vem se transformando. Os jeitos e formatos de ver e fazer moda estão mais alternativos e despojados.
Desse modo, se você acha que o seu estilo é uma passarela mais reta (sem cruzar muito), está tudo certo. É tão aceitável quanto o outro modo.
Há clientes para todos os tipos.
Dessa forma, aposte na sua pisada. Aprimore-a todos os dias. E arrase!
4. Olha a postura: dedos e pés
Na passarela, a postura tem que ser completa. “Como assim? ”
Engana-se quem acha que é só a coluna que precisa estar bem ereta. Os dedos das mãos e os pés também necessitam.
Há modelos que desfilaram tranquilamente. Às vezes, podem nem estar relaxados no momento, mas não deixam as expressões do rosto e do corpo entregarem. Já outros, deixam toda a tensão transparecer.
Frequentemente, é possível ver modelos desfilando com uma ou até as duas mãos totalmente duras, travadas; dedos esticados; uns dedos mais para a frente ou para trás. E, infelizmente, não fica legal ao olhar de quem está assistindo o desfile. Passa um ar pesado. Quebrando o encanto do momento.
Seguindo a mesma linha, só que desta vez prejudicando uma certa elegância que se espera ao ver um desfile, analisamos os pés.
Mantê-los em linha reta e não em formato V, ou seja, mais abertos para o exterior, ou até mesmo mais fechados, é uma regrinha que muitos modelos deixam passar. Mas que, se aplicadas e ajustadas, podem dar um toque a mais na passada.
Claro, têm pessoas que não notam esses detalhes, ainda mais sendo nos dedos das mãos e nos pés, mas têm outras que sim. Por isso, é preciso ficar atento, e, se possível, tentar corrigir.
5. Hey! O seu ombro está diferente
Outro detalhe sutil, porém nem tanto, é a postura dos seus ombros.
Diferentemente dos dedos e dos pés, que “podem” passar despercebidos, um ombro mais baixo que o outro pode SIM prejudicar o alinhamento da roupa na hora do show, como também parecer menos elegante.
Portanto, ao focar no ponto invisível, pisar firme e espaçado; andar em velocidade rápida; lembrando-se de relaxar os dedos das mãos e alinhar os pés e ombros, você, com certeza, desfilará muito bem.
Procure aplicar estas 5 dicas nos seus treinos diários, e verá uma grande diferença.
Continue me acompanhando aqui no Blog.
Eu sempre trago diferentes assuntos, importantíssimos, sobre o mundo da moda. E caso você queira ser modelo ou já é, este é o lugar certo para você se informar.
Não se esqueça de seguir a Fabiano Biazon Academy, no Instagram: @fabianobiazonacademy.
Amei as dicas, com certeza vai ajudar muito! Ótimo o conteúdo 😉
Um preparo correto, com dedicação e boa instrução, é tudo.
Pingback: QUEM GANHA MAIS: UM MODELO COMERCIAL OU FASHION?
Amei as dicas! Certamente farei um bom proveito delas!