Como é ser modelo nos dias atuais

Como é ser modelo nos dias atuais

“Quantos seguidores você tem no Instagram? ” Sim! Ser modelo hoje está pautado em cima dessa pergunta. FOTO: @Reprodução.

Isto é fato: ser modelo nos dias atuais é bem diferente do que foi há 15, 20, 25 anos. Tudo está modificado! Principalmente por conta do avanço da tecnologia. Mais fácil? Mais difícil? Irá depender do seu ponto de vista.

Continue a leitura e entenderá o porquê!

Modelo nos dias atuais x modelo de “antigamente”

Vamos inverter a ordem dos fatores, e começar falando das modelos que viveram a “era de ouro” da moda, seja no Brasil ou fora, nos anos 80, 90 e início dos anos 2000. Ou seja, a época dos grandes desfiles, das grandes campanhas, dos grandes cachês.

Tempos aqueles em que para uma modelo ir a um casting, ela fazia o uso de mapas de papel e se apropriava do famoso termo “quem tem boca vai à Roma”; nada de Google Maps, não! Afinal, ele, o salvador de todos hoje em dia, só foi surgir em 2005.

E para receber os castings, sabe como era? Via fax. Sim! Via fax. Claro, as modelos que tinham mais condições de ter um laptop, na época, recebiam tudo por e-mail. Mas não era tão comum.

Sendo assim, no final do dia, um pouco antes das agencias fecharem, os faxes eram disparados às modelos, com todas as suas “obrigações” do dia seguinte.

É… Por ai você já consegue ter uma noção de como tudo era mais demorado, dificultoso e complexo.

Por fim, para finalizar as memoráveis lembranças do passado, que é mágico, apesar de terem muitas outras, te faço uma pergunta:

“Já se imaginou sem WhatsApp? ”

Pois é! Lançado somente em 2009, outro facilitador da vida de qualquer ser humano na face da terra, modelo ou não, é, depois do e-mail, a ferramenta essencial para envio de castings, fotografias, vídeos, informações, entre agências e modelos.

Antigamente, a comunicação era feita somente por ligação (que era raro acontecer, e quando acontecia era muito rápida, por ter um alto custo) ou via SMS.

Sem falar do quanto o WhatsApp é extremamente importante para que, de forma gratuita, modelos e familiares possam se comunicar, hoje em dia. Coisa que antes, a grande maioria dos modelos ficavam meses sem falar com ninguém, por não terem condições. Olha que maravilha!

Eu poderia ficar aqui listando centenas de coisas que não existiam, como: Uber, Instagram, Facebook, entre outros.

Porém, mesmo com tantas dificuldades, sem tecnologia às mãos, o brilho que todos da moda tinham era diferente. Parecia que as dificuldades fazem parte deste tal “brilho”. Pois, a cada conquista, a cada casting aprovado, eram dias de sorriso no rosto e orgulho de si. Hoje já é diferente!

A divisora de águas: tecnologia

Hoje, pouco se usa mapa de papel, fax ou SMS, bem pelo contrário, nunca se dependeu tanto de tecnologia. E não é à toa, a praticidade que ela nos proporciona é fora do normal. Mas, como tudo na vida, tem um preço, com a modernidade vieram algumas necessidades.

Como disse acima, as modelos que trabalharam nos anos anteriores custavam mais para se locomoverem e se comunicarem, mas aproveitavam, viviam muito mais o momento. Não só elas, como todos os profissionais da área.

Só para trazer um questionamento, o termo fast fashion (sistema que engoliu a moda, em prol da inovação em curto tempo) surgiu por volta de 1990; contudo, mesmo assim, ainda não era o que a moda a apresenta hoje. Tinha um ritmo mais tranquilo.

A tecnologia trouxe às modelos tudo o que as outras não tiveram no passado. Porém, tirou um pouco da essência todo sentido da moda, e às apresentou ao mundo da exposição.

E é a partir daqui que eu te conto como é ser modelo nos dias atuais.

Os cachês não são mais os mesmos, mas…

Trabalhar como modelo sempre foi e ainda é sinônimo de ganhar bem, muito bem, por sinal. Porém, uma coisa é fato, quem trabalhou nos atrás ganhou melhor.

Menos concorrência? Economia mundial mais aquecida? Sim, para as duas indicações. Mas, para completar, acrescento a inexistência das redes sociais.

Pois é, elas, as redes, que tanto são essenciais na vida de uma modelo, são as mesmas que fizeram com o mercado ficasse mais diverso, rápido, amplo e competitivo. Ou seja, trouxe mais modelos; por conta do intenso movimento de procura por novidades e consumo dos clientes, fez com que as marcas aumentassem o seu fluxo de divulgações, fazendo com que os cachês se modificassem.

Mas calma! Quando eu disse que se ganhava mais no passado do que hoje, eu não citei que tem como ganhar muito bem, até mais, se você souber trabalhar com as suas redes, sendo um profissional da comunicação: um modelo que sabe se divulgar e consegue vender muito bem produtos e serviços; um grande marqueteiro.

A geração dos seguidores

Começo com uma outra pergunta: “Quantos seguidores você tem no Instagram? ” Sim! Ser modelo hoje está pautado em cima dessa pergunta. E se você está pensando em ser modelo, e não é adepto desta rede social, precisa se preocupar essa pergunta. É sério!

Lá atrás, as preocupações das modelos eram outras, hoje é: como sou vista e avaliadas nas minhas redes pelos meus clientes ou futuros clientes ou agentes.

Sendo assim, ser modelo, nos dias atuais, é depender totalmente do mundo virtual. É cuidar o tempo todo da própria imagem. Inovar o tempo todo. É saber aparecer de uma forma que te faça parecer lucrativa para os clientes.

Ah?!

Sim! “Só” ser modelo hoje não basta. O mercado espera que, além da beleza, medidas e aptidão, o modelo seja uma espécie de divulgador de seus produtos, através de suas publicações on-line, sem falar do comportamento fora das redes, é claro. Por isso a importância de cuidar de como você se coloca nas redes sociais.

Infelizmente, ou felizmente, vai depender de como você enxerga isso tudo, para conseguir trabalhar bem no mercado, é preciso ver e ser visto no mundo das #.

As modelos de antigamente viveram outra realidade. Foi melhor ou pior, vai depender de cada um avalia. Só posso dizer uma coisa: ser modelo hoje em dia, requer muita dedicação e determinação, para se ter uma carreira sólida e não líquida, que “escorre pelas mãos”. É preciso ser completo.

Como ser um modelo completo

Eu posso te ajudar a ser esse modelo completo que tanto o mercado atual exige, através do meu curso: Ser um Artista Completo. Após finalizá-lo, estará 100% preparado para o mercado.

E lembra que eu falei que “quem trabalhou nos atrás ganhou melhor”? Depois de realizar o meu curso, com certeza, conseguirá aproveitar tanto suas redes, se auto valorizar, terá um ótimo desempenho nos trabalhos, que não fará para dos modelos que ganham pouco. Você conseguirá se destacar!

E não se esqueça: o tempo todo as coisas mudam, hoje não será igual a ontem, e amanhã não será igual a hoje; pode ser melhor ou pior. Contudo, o que mais importa, é o que você faz todos os dias da sua vida para manter-se sempre em frente e evoluindo. Pense nisso!

11 comentários em “Como é ser modelo nos dias atuais”

  1. Josimara Martins Alves Silvestre

    Olá, gostei muito da matéria.
    Muito útil, informativo e motivacional .
    Abraços!

      1. Maria Heloisa dos Santos

        Sou muito grata de fazer parte desta bancada onde aprendo todos quizitas para ser um grande Artista Fabiano Biazon tem me ensinado muito ,como se tornar um grande artista

  2. NILDA FERNANDES RIBEIRO

    Excelente! Não tem como não dar aquela paradinha para avaliar e repensar tudo o que foi dito, aqui! Valeu!!! Gostei muito desse artigo, que irei compartilhar, com certeza!!!

  3. Yara Perissinotto

    Realmente as diferenças são muitas,a velocidade dos acontecimentos ,as exigências e a concorrência.
    Excelente matéria.

  4. Pingback: Bolsa de Modelo: o que precisa ter? Você imagina?

  5. Pingback: 2 REGRAS QUE TODO MODELO DEVERIA SABER

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress