Vida de modelo: como lidar com as respostas negativas

Vida de modelo: como lidar com as respostas negativas

Lidar com as respostas negativas pode exigir muito de nós mesmos, mas é possível lidar com a situação. Foto: Michael Gaida.

Uma coisa é certa: “entrevistas de emprego” fazem parte da vida de qualquer modelo; inclusive, respostas negativas são muito comuns. Sendo assim, é preciso pensar em como lidar com isso.

Tarefa nada fácil. Afinal, certas palavras têm o poder de nos derrubar, se não soubermos como conduzir os nossos sentimentos.

Portanto, continue a leitura e entenda como lidar com esses feedbacks (tão rotineiros) e siga uma carreira sólida, equilibrada e confiante.

Em todos os castings que eu vou, só recebo NÃO como resposta

Qualquer pessoa, que não trabalhe como autônoma, normalmente, faz algumas entrevistas de emprego até conseguir, e depois se estabiliza; por outro lado, o autônomo, neste caso, um modelo, por trabalhar sempre como empresas diferentes, precisa fazer inúmeras entrevistas, diariamente, para, quem sabe, ser aprovado.

Não há certeza de nada. Todo dia é o mesmo ritual: acordar, arrumar-se, ir até o casting, levando o material fotográfico, e dar o melhor de si para convencer o cliente de que é o modelo a ser escolhido. Sendo que, 90% das vezes, a resposta é NÃO.

E com a decisão, que nem sempre é imediata, mas que é tão expressiva que dá para sentir na hora, vem a frustração.

Assim, você deve pensa: “Poxa, me preparei tanto. Vesti a minha melhor roupa, cheguei no horário combinado, fui educado, estou nas medidas, e não fui escolhido”. Aí começa a dizer para si mesmo: “Em todos os casting que eu vou, só recebo NÃO como resposta. Não sirvo para isso”. Mil coisas passam pela cabeça, o que é normal. Ainda mais se a carreira estiver no início, em que tudo é novidade.

Olha, realmente, não é fácil o manejo desses sentimentos. Já que fomos ensinados a vermos as repostas negativas como algo ruim. Mas uma coisa eu digo, existem muitos “NÃOS” que nos fazem evoluir muito mais que alguns “SINS”, dependendo da situação. E no caso deste assunto que trago hoje, o NÃO irá te lapidar todos os dias; Irá te deixar cada vez melhor, para quando o “SIM” chegar, você simplesmente arrasar, se souber enxergar os envoltos dele.

Comece entendendo que o NÃO não tem nada a ver com você e sim com a empresa

Não tem jeito, o mercado da moda é extremamente competitivo. Os clientes têm inúmeros modelos para verem e decidirem quem irão escolher para representar a marca. Definitivamente, é sim ou não.

Desse modo, cabe a você, modelo, preparar-se para essas ocasiões, e nunca levar a resposta negativa para algo pessoal, pois, caso contrário, essa carga toda de sentimentos irá te destruir.

Sim, claro, você tem todo o direito de ficar triste, decepcionado e inseguro por não ser escolhido. Mas tente ver por outro ângulo.

Quando um casting acontece, antes deste momento, muitas coisas já foram decididas, inclusive qual é o perfil exato que eles querem. Portanto, fica muito mais fácil se você levar as coisas mais pelo lado da razão.

São negócios. E para que um negócio dê certo, é preciso que tudo se enquadre. Até você. Caso contrário, a resposta é NÃO.

E se eu só receber respostas negativas e nunca receber um SIM?

Impossível! Com certeza, você irá trabalhar; será escolhido.

Há os mais variados tipos de clientes no mercado. Empresas que têm públicos diferentes, que apresentam as suas coleções de formas distintas e, para isso, optam por modelos de perfis que as representam. Ou seja, as oportunidades são incontáveis; todo mundo tem chance de trabalhar. Uma hora a sua vez chegará.

Não tem jeito, a vida é feita de perdas e ganhos, tristezas e alegrias, aprovações e reprovações. Portanto, cabe a você filtrar e transformar as respostas negativas em algo que possa te ajudar a evoluir.

E para conseguir seguir na carreira de modelo é necessário saber converter todos os percalços em fortalezas.

Trabalhar em cima das nossas incertezas e medos, nos faz crescer espiritualmente e mentalmente; evoluímos, com toda a certeza.

Lembre-se: a Gisele Bündchen recebeu muitos NÃOS, no início da carreira, e veja o ícone que ela se tornou.

Sabe como ela conseguiu chegar até lá? Ela acreditou nela. Foi atrás dos SINS.  

Na verdade, a cada resposta negativa que ela recebia, ela parava, analisava o porquê e procurava ver no que ela poderia melhorar. Ou seja, soube usar os feedbacks a seu favor.

Assim com ela, procure fazer isso também. A sua vida será muito mais leve e, com certeza, será um modelo de sucesso.

Por fim, caso você gostaria de desenvolver a autoestima, autoconfiança, segurança na hora de realizar um casting, ou até mesmo resolver alguns medos e bloqueios, entre outros aprendizados no mundo da moda, eu te convido a conhecer e participar do meu curso Ser um Artista Completo, basta clicar aqui. Afinal, se quisermos alcançar os nossos objetivos, precisamos melhorar sempre!

Ele é essencial para quem pretende ser ator, digital influencer, modelo ou YouTuber. Não há nada mais completo no mercado, atualmente.

Vem comigo! Vamos construir uma carreira maravilhosa juntos?

1 comentário em “Vida de modelo: como lidar com as respostas negativas”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress