Casting: o que é e como ser aprovado

Casting: o que é e como ser aprovado

Famosa no mundo da moda, a palavra casting (apontamento avaliativo com cliente) tem grande significado, principalmente para os modelos. Mas você sabe o que é e como ser aprovado?

Casting: saiba vender o seu “peixe”. Foto: @Reprodução

Vamos entender juntos. Acompanha-me!

Todo mundo que sonha em ser um modelo de sucesso, passa o dia imaginando como seria estampar as grandes campanhas, revistas e passarelas, ou até comerciais.  

Porém, para conseguir realizar os trabalhos, você precisa ir bem nos apontamentos; o cliente precisa te aprovar, antes de tudo.

Os castings sempre serão as grandes barreiras entre o modelo, a agencia e o cliente.

Uns serão mais complicados, outros mais fáceis. Mas, fique tranquilo. Eles podem ser passados sem muitas dificuldades, com algumas dicas preciosas que separei hoje para você.

Casting: a porta de entrada para o futuro

Quando os castings são realizados: toda vez que alguma marca precisa fazer uma nova campanha, fotos para as mídias sociais ou um desfile, ou quando uma revista pretende fazer um editorial.

Começa uma maratona para achar o ou os modelos perfeitos para o trabalho.

Tarefa complicada essa, para todo mundo…

Assim, para que o tal casting ocorra, agencias, modelos, produtores, pessoas da produção e do marketing das marcas são acionadas.

Se for um casting para um comercial de TV grande, provavelmente, serão chamados uns 300 modelos; caso for um desfile da SPFW, serão requisitados modelos de todas as agências de São Paulo e de outros Estados, ou seja, muita gente; para um editorial, o número é bem baixo, já que, normalmente, é direcionado para os modelos que estão em mais evidencia no mercado no momento; e para uma campanha fotográfica, às vezes, pode ser menos ou mais pessoas, mas pode vir a ser disputada por mais de 50 modelos, ao mesmo tempo.

É! Rapadura é doce, mas não é mole não!

Ainda não entendeu o que é um casting?

Não se preocupe, estou aqui para te orientar, fique tranquilo.

Vamos pegar um exemplo: você é chamado (a) para fazer uma avaliação (um casting) para um catálogo de joias. Precisa estar no local no mesmo dia, às 15h, no endereço tal. Provavelmente, quando chegar lá, terão outros modelos esperando para serem vistos também.

Para ver o cliente, você deverá estar com o seu book, estar bem vestido, de acordo com a personalidade da marca; assim como, se for menina, usando salto alto, maquiada levemente e de unhas feitas ou em boa forma (falarei o porquê daqui a pouco); se for menino, com a pele feita, cabelos e unhas nos conformes, também, muito bem arrumadas. 

Enfim, você, neste momento, é chamado. O casting começou.

Primeiramente, você se apresentará, o cliente também; entregará o seu book e ele lhe perguntará algumas coisas; pode ser que peça para fazer algumas poses ali na frente mesmo ou prove algumas peças. Assim que ele tiver tirado todas as dúvidas, te conhecido mais e visto a sua desenvoltura, agradecerá e te dará alguma saudação.

Têm castings que duram uns 2 minutos, outros 20, 30, 40 minutos ou mais.

Aí é que está o x da questão: nenhum casting é igual ao outro.

O que fazer para ser aprovado num casting

Pois é! Lembra que eu falei no exemplo acima sobre ir com as unhas feitas ou em boa forma para um casting de joias?

Então, esse é um dos detalhes que faz toda a diferença, se você quiser pegar o trabalho. Afinal, como são joias, a primeira coisa que o cliente olhará serão as suas mãos. Unhas mal cuidadas? Dica tchau ao trabalho. Unhas arrumas e limpas, pontos com o cliente.

Para você ser aprovado num casting, é preciso voltar no primeiro momento em que você soube que veria o cliente. Veja abaixo:

  • recebendo o casting

Bom, ao ver quem é o cliente, qual é o endereço e horário, é hora de sentar e fazer algumas pesquisas.

Para que você vista a roupa adequada para o casting, você precisa conhecer quem é o cliente.

Por exemplo, ainda usando a marca de joias, o ideal seria usar peças mais elegantes e que te deixam com uma postura “mais poderosa, confiante e firme”, que, supostamente, seria o perfil de uma pessoa que gosta e consome joias. Pois o cliente precisa enxergar em você essa mesma personalidade, que é a da cliente dele. Caso contrário, terá mais dificuldade para atingir o seu público-alvo, escolhendo o modelo errado.

Vista a roupa e incorpore a personalidade da marca. O tom, o olhar, os gestos e a sua postura diante do cliente precisarão seguir juntos, em sincronia, com o que você escolheu para vestir.

Você precisa incorporar a personalidade da marca, de corpo, alma e roupa, literalmente. Como bônus, o cliente perceberá que você conhece muito bem a empresa dele. E com isso, ele acaba te vendo com outros olhos. Só aqui, você já sai na frente dos outros modelos.

Você mostra que se importa e é a pessoa mais preparada para o trabalho.

Por fim, ao olhar com antecedência o endereço e horário, você consegue se organizar, e não chegará atrasado.

Se o seu horário é às 15h, chegue uns 15 minutos antes. Assim tem a chance de fazer o casting primeiro. Pegará o cliente com a cabeça mais fresca e ainda mostrará que tem responsabilidade e comprometimento.

  • na hora do casting

Aqui o segredo, que não é segredo, na verdade, é ser o seu melhor vendedor. Saiba vender “o seu peixe”.

Portanto, quando estiver de frente com o cliente, seja simpático; apresente-se (olhando nos olhos dele), sorria e entregue o seu material.

Tenha em mente todos os nomes dos fotógrafos, maquiadores, produtores e stylists dos trabalhos ou ensaios fotográficos que estão no seu book, pois eles podem perguntar (é muito desrespeitoso não lembrar); saiba de cor e salteado quais os principais trabalhos que já fez durante a carreira, seja conciso, mantenha a postura e aguarde as coordenadas do cliente.

E para fechar, e que não falha em qualquer situação ou lugar do mundo, seja educado.

Muitos modelos, por vezes, são bonitos, tem todo o perfil que o cliente procura, mas quando vão ao casting não conseguem pegar o trabalho pois lhes faltam o básico: educação.

Lembre-se, não existe uma fórmula mágica. Lembre-se: nenhum casting é igual ao outro. E que maravilha, né?!

Então, dê o seu melhor. Dedique-se sempre, que, quando as oportunidades aparecerem na sua frente, você estará muito bem preparado. Afinal, quem planta colhe. Não é mesmo?

Siga as dicas e verá como as portas se abrirão.

Muitas vezes, focamos só nas coisas grandes e não damos bola para os detalhes, mas são neles que “tropeçamos”, muitas vezes. E por que tropeçar se podemos dar um grande salto!?

Você sente que tem muita dificuldade em fazer casting? Não sabe por que não é aprovado, mesmo fazendo tudo certinho? Ou, está pensando em ser modelo e já quer ir se preparando para os castings futuros?

Vamos conversar, eu posso te ajudar, e muito.

Já fui modelo, e atualmente, como empresário, produtor, palestrante e orientador, somo de carreira mais de 20 anos.

Siga o meu Instagram: @fabianobiazon. Entre em contato. Tenho certeza que faremos uma grande troca.

6 comentários em “Casting: o que é e como ser aprovado”

  1. Maura oliveira

    Nossa😳 quantas dicas importantes, por isso é bom ter alguém pra nos instruir sobre qualquer assunto, obrigada pela dica, amei🙏😍👏👏👏👏

  2. Pingback: Vida de modelo: como lidar com as respostas negativas

  3. Pingback: Como são feitos os castings durante a pandemia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress